Universidade e educação básica no Brasil: a atualidade do pensamento de Paulo Freire

Auteurs-es

Paulo Gomes Lima, Org.
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0001-9932-4934

Mots-clés :

Educação – Brasil, Educação básica, Paulo Freire

Synopsis

Paulo Freire é atual porque, mais do que nunca, como educadores, necessitamos revistar o status e o sentido de nossa ação interventiva na transformação social considerando a situação histórica da humanidade, as estruturas sociais, a vida política, a vida econômica, as concepções de educação e escola, o perfil necessário de um educador libertador, dentre outros. A educação, quer em sentido amplo, quer em sentido específico, é um processo social. Este texto se propõe a debater algumas de suas percepções aqui listadas recorrendo ao posicionamento de cada “leitor do mundo” quanto ao âmbito de equidade e justiça social que se quer para um mundo, cuja teoria social precisa ser transformada.

1ª edição esgotada.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur-e

Paulo Gomes Lima, Org., Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

Téléchargements

##catalog.published##

décembre 31, 2012

##catalog.categories##

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-61228-75-0

Publication date (01)

2012

Dimensions physiques

16cm##monograph.publicationFormat.productDimensionsSeparator##23cm