Universidade e educação básica no Brasil: a atualidade do pensamento de Paulo Freire

Authors

Paulo Gomes Lima, Org.
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0001-9932-4934

Keywords:

Educação – Brasil, Educação básica, Paulo Freire

Synopsis

Paulo Freire é atual porque, mais do que nunca, como educadores, necessitamos revistar o status e o sentido de nossa ação interventiva na transformação social considerando a situação histórica da humanidade, as estruturas sociais, a vida política, a vida econômica, as concepções de educação e escola, o perfil necessário de um educador libertador, dentre outros. A educação, quer em sentido amplo, quer em sentido específico, é um processo social. Este texto se propõe a debater algumas de suas percepções aqui listadas recorrendo ao posicionamento de cada “leitor do mundo” quanto ao âmbito de equidade e justiça social que se quer para um mundo, cuja teoria social precisa ser transformada.

1ª edição esgotada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Gomes Lima, Org., Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

Downloads

Published

December 31, 2012

Categories

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-85-61228-75-0

Publication date (01)

2012

Physical Dimensions

16cm x 23cm