Avaliação educacional de alunos com baixa visão e múltipla deficiência na educação infantil

Autores/as

Marilda Moraes Garcia Bruno
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-1568-2185

Palabras clave:

Educação especial - Avaliação – Instrumentos, Inclusão na educação, Deficientes visuais - Educação

Sinopsis

O livro trata da criação de instrumentos (protocolos) e procedimentos de avaliação educacional por meio de Ludodiagnóstico. O objetivo foi desenvolver um sistema de avaliação mais abrangente que possibilitasse aos professores especializados, em conjunto com a família, detectarem as habilidades funcionais, as competências, as necessidades específicas e educacionais especiais desses educandos. A obra apresenta subsídios teóricos para a compreensão das necessidades específicas de crianças com múltipla deficiência e cria estratégias de mediação e apoio para facilitar a aprendizagem destas, tendo em vista o processo de inclusão na educação infantil.

1ª Edição esgotada.

 

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Biografía del autor/a

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada, aposentada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade. Ex-líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (2006-2016). Ex-Diretora Científica da FUNDECT MS - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de inclusão, políticas de educação especial, políticas e práticas de formação de professores, avaliação das necessidades específicas, necessidades educacionais especiais, educação precoce, inclusão na educação básica e ensino superior, interface educação especial e educação do campo e escolar indígena, práticas de inclusão escolar. Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial (Ensino do deficiente Visual) pela Universidade de São Paulo USP (1986), Graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (1975), Especialização em Intervenção Precoce na Fundação Oftalmológica de Bueno Aires (Argentina), Mestrado no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (1999) e Doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005).

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Publicado

diciembre 31, 2009

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Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-61228-37-8

Fecha de publicación (01)

2009