Fortalecimento de conselhos escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses

Autores

Andréia Vicência Vitor Alves
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Gestão em educação – Mato Grosso do Sul, Conselhos escolares, Política educacional

Sinopse

Este livro contribui para a discussão sobre gestão educacional e fortalecimento dos conselhos escolares nos sistemas públicos de educação. Aborda modelos recomendados e praticados de gestão escolar e de Conselho Escolar e aprofunda o conhecimento de concepções de democracia e de participação que estão associadas a distintos sentidos dados à gestão democrática da educação. Apresenta iniciativas da política brasileira voltada à gestão da educação básica, com especial atenção à caracterização do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE), e identifica propostas e práticas dos municípios que estivessem voltadas ao fortalecimento dos Conselhos Escolares, com atenção especial a possíveis impactos locais do PNFCE, indicando que o fortalecimento dos Conselhos Escolares não está entre as maiores preocupações das redes escolares municipais da amostra, uma vez que a partir do ano de 2005 elas são basicamente a melhoria do Ideb e a formação de professores.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia (2007), especialização em educação (2008) e mestrado em educação (2010), ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFGD (2017-2019). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD no curso de graduação e na pós-graduação, atuando como professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação e como vice-coordenadora e professora do curso de Pedagogia; como também como coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação à Distância da UFGD. É membro do Grupo ?Estado, Política e Gestão da Educação? (GEPGE); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN); e da Rede de Estudos e pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, qualidade do ensino, Gestão educacional e Planejamento para a educação básica, com ênfase na educação infantil e infância.

Downloads

Publicado

dezembro 31, 2014

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-061-0

Date of first publication (11)

2014

Dimensões físicas

14cm x 21cm