Dilemas e Diálogos Platinos: Fronteiras

Auteurs-es

Ângel Núñes, Org.
Universidad Buenos Aires
Maria Medianeira Padoin, Org.
Universidade Federal de Santa Maria
https://orcid.org/0000-0002-5614-9424
Tito Carlos Machado de Oliveira, Org.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
https://orcid.org/0000-0001-6047-4628

Mots-clés :

América Latina, Bacia do Prata – Aspectos socioeconômicos, Fronteiras, Brasil – Fronteiras – Disparidades regionais, Brasil – Relações exteriores, Geopolítica – América do Sul, Bacia do Prata

Synopsis

O conceito de fronteira internacional se refere a uma área indefinida, uma zona percorrida pelo limite internacional e que se aproxima da noção geográfica de região. No entanto, na realidade o ambiente geográfico de fronteira é mais complexo do que aquele simbolizado pelo limite. Ela carrega a noção de fuga e de obstáculo, de liberdade e de impedimento, do legal e do ilícito. Assim, consiste em um espaço de contrastes e dualidade.

1ª edição esgotada.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur-e

Maria Medianeira Padoin, Org., Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Graduação em História e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra,Portugal e foi pesquisadora junta ao Instituto Dr. Emilio Ravignani da Universidade de Buenos Aires; foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM de 2010 à maio de 2017.Possui pesquisas e publicações nacionais e internacionais na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, trabalhando principalmente com os temas: espaço fronteiriço platino, história política e federalismo e a construção dos estados nacionais, e imigração e patrimônio, imigração européia e fronteira.Também realiza atividades na área da gestão e avaliação em educação superior. 

Tito Carlos Machado de Oliveira, Org., Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia (FUCMT - 1980) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no Mestrado Fronteiras e Dieitos Humanos (FADIR/UFGD) e no Mestrado em Geografia (CPTL/UFMS). Tem experiência na área de Economia e Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, Mato Grosso do Sul, América Platina, educação e pantanal.

Téléchargements

##catalog.published##

décembre 31, 2010

##catalog.categories##

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-61228-70-5

Publication date (01)

2010