Memória ou esquecimento da Educação Escolar? Um itinerário de pesquisa de intervenção

Auteurs-es

Lincoln Christian Fernandes
Universidade Federal da Grande Dourados

Mots-clés :

Memória escolar, Documentos orais, Centro de documentação

Synopsis

Este livro insere-se na perspectiva das investigações do campo da história da educação brasileira e na temática da história e memória de instituições escolares. Por meio de um estudo de caso realizado numa comunidade escolar de Dourados, MS, Fernandes retrata, nesta obra, uma realidade de esquecimento e silêncio da educação escolar, constatada pela análise dos relatos de membros da própria comunidade e de documentos ou fontes responsáveis pelo registro das práticas cotidianas da cultura escolar. Assim, Fernandes vale-se de fontes orais para evidenciar a riqueza das narrativas sobre a educação escolar e produz um mecanismo de apreensão e preservação da voz dos sujeitos escolares, ressaltando a importância de trabalhar a cultura material e imaterial produzida no ambiente escolar como patrimônio histórico. Esta obra expõe o caminho trilhado e os resultados da pesquisa de intervenção conduzida por Fernandes, dentre eles a criação de um centro de documentação, um núcleo preservacionista da memória escolar.

Livro disponível apenas para download.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur-e

Lincoln Christian Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História (Licenciatura Plena) pela Fundação FAFIMAN-PR (1999), especialização em Filosofia no Brasil Aspectos éticos e políticos pela UEL-PR (2000), mestre em Educação pela linha: História da Educação, Memória e Sociedade, pela UFGD-MS (2011). Atualmente é professor, com experiencia no ensino superior e na educação básica (ensino fundamental e médio). Tem experiência na área de ensino de História, com ênfase em história do Brasil e cultura brasileira, também no ensino de filosofia e filosofia brasileira. Tem desenvolvido pesquisa no campo da História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e memória de instituições escolares, história local e regional, patrimônio histórico escolar, fontes e centro de documentação escolar e na sistematização de TICs aplicada à pesquisa com memória da educação escolar.

Téléchargements

##catalog.published##

octobre 15, 2013

##catalog.categories##

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-8147-101-3

Dimensions physiques

14cm##monograph.publicationFormat.productDimensionsSeparator##21cm