Etnodesenvolvimento em terras indígenas: uma abordagem integradora

Auteurs-es

Vito Comar
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-9259-8729
Enrique Ortega Rodriguez
Universidade Estadual de Campinas
Jose Maria Gusman Ferraz
Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

Índios da América do Sul - Brasil - Relações com o governo, Reserva Indígena Dourados (MS) e Sistemas agroflorestais, Reserva Indígena Dourados (MS), Geografia humana

Synopsis

A reprodução de estereótipos centrados em visões exóticas sobre os indígenas, como os que retratam esses povos enquanto portadores de costumes tidos como primitivos, leva a políticas ineficazes e danosas para essas populações e a fracassos na implementação de projetos de etnodesenvolvimento. A questão fundiária, ainda não resolvida, conduz a inchaços populacionais nas minúsculas terras indígenas regularizadas e ao desenvolvimento de um movimento indígena que tenazmente reivindica parte significativa de seus territórios. No combate a esse cenário, a presente obra traz à luz um relevante aporte para as políticas de gestão territorial e ambiental em terras indígenas, bem como para as discussões sobre desenvolvimento regional, e apresenta uma trajetória de relações com órgãos públicos voltados à promoção de políticas sociais, étnicas e ambientais que envolvem os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, em especial os da Terra Indígena de Dourados.

1ª edição esgotada.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur-e

Vito Comar, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Bachelor of Architecture And Town Planning - University of Western Australia (1974), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1994) e doutorado em Engenharia Ecológica na Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, no Curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Avaliação Emergética, atuando principalmente nos seguintes temas: emergia, avaliação emergética, planejamento urbano e regional, contabilidade ambiental, técnicas de modelagem e simulação, avaliação de impacto ambiental, articulação territorial, pesquisa, desenvolvimento e administração de políticas públicas, programas, planos e projetos socioambientais, com foco em comunidades marginalizadas e comunidades indígenas guarani no Mato Grosso do Sul.

Enrique Ortega Rodriguez, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Nacional Autônoma do México (1967), Mestrado (1970) e Doutorado (1987) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ecologia de Sistemas, Economia Ecológica e Engenharia Ecológica. Realiza pesquisa em Análise Emergética de Sistemas Agrícolas e Agro Industriais, Diagnóstico de bacias hidrográficas, Modelagem de sistemas hídricos e terrestres, Desenvolvimento de software para certificação de sistemas rurais, Medição da sustentabilidade na produção de alimentos, Estudo de Eco-unidades (sistemas integrados de produção de alimentos, energia e serviços ambientais), cálculo do valor dos serviços ambientais e das externalidades negativas na agricultura.

Jose Maria Gusman Ferraz, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Agronomia ( Microbiologia Agrícola ) pela Universidade de São Paulo -ESALQ - USP (1978) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1985). Pós doutorado em Agroecologia pela Universidade de Córdoba (UCO) Córdoba Espanha. Atualmente é pesquisador convidado do Laboratório de Engenharia Ecológica da Unicamp - Professor da pós graduação da UNIARA -mestrado e doutorado Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de agroecossistemas, Gestão Ambiental, Indicadores de sutentabilidade, Educação Ambiental , Agroecologia, Metodologias Participativas.

Téléchargements

##catalog.published##

septembre 30, 2019

##catalog.categories##

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-8147-165-5

Date of first publication (11)

2019

Dimensions physiques

14cm##monograph.publicationFormat.productDimensionsSeparator##21cm