Educação brasileira: interfaces e solicitações recorrentes

Autores/as

Paulo Gomes Lima, Org.
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0001-9932-4934
Alessandra Cristina Furtado, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Educação – Brasil, Política educacional, Formação de professores

Sinopsis

Este livro é um convite à problematização da educação no Brasil a partir de significativos olhares de conceituados pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em linhas gerais pontua as relações entre políticas públicas para a educação, a construção histórica da escola e seus desafios e a necessidade da evocação de posicionamentos democráticos em seu sentido mais estrito e que possibilitarão outras reflexões sobre o estado da educação brasileira e seus condicionantes. Evidencia-se uma urgência histórica do não esgotamento dialogal sobre esta temática, uma vez que o âmbito ideológico, em sentido restrito, marca o tempo e os movimentos dos arranjos sociais como ―âmbito natural do que denomina processo democrático.

1ª edição esgotada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Gomes Lima, Org., Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

Alessandra Cristina Furtado, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Possui experiência docente de 17 anos no ensino superior, atuando principalmente nas disciplinas de Metodologias da Pesquisa, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Fundamentos de Didática, Fundamentos e Métodos do Ensino de História e Geografia, História da Educação, entre outras. 

Descargas

Publicado

diciembre 31, 2011

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-61228-82-8

Fecha de primera publicación (11)

2011