Consumo domiciliar de alimentos: influência de fatores socioeconômicos e do custo de oportunidade do tempo da mulher

Autores/as

Madalena Maria Schlindwein
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-4387-9786

Palabras clave:

Consumo alimentar – Brasil, Renda familiar, Urbanização

Sinopsis

Observa-se uma significativa mudança nos padrões de consumo alimentar das famílias brasileiras ao longo das últimas décadas. Paralelamente, transformações vêm ocorrendo em fatores como a urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e até mesmo na estrutura familiar. Essas mudanças estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares da população. Na discussão sobre os fatores que afetam tais padrões, merece destaque o custo de oportunidade do tempo da mulher, que está diretamente relacionado a um aumento na probabilidade de consumo e ao gasto domiciliar com os alimentos que demandam um menor tempo de preparo – como alimentos prontos, pão, refrigerantes e sucos, iogurtes e a alimentação fora do domicílio. Esse custo está inversamente relacionado tanto à probabilidade de consumo quanto ao gasto familiar, com os “alimentos tradicionais”, feijão, arroz, mandioca, carnes e farinha de trigo – que, em geral, demandam um maior tempo de preparo.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Ciências, área de concentração em Economia Aplicada, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq-USP (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada e Análises Interdisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, indicadores de sustentabilidade, sistemas agroflorestais, indicadores socioeconômicos, pesquisas de orçamentos familiares e custo de oportunidade do tempo da mulher. Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD, com atuação nos Cursos de Mestrado e Doutorado.

Descargas

Publicado

diciembre 31, 2014

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-8147-087-0

Fecha de publicación (01)

2014