Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: A Reserva Indígena de Dourados (1960-2005)

Auteurs-es

Marta Coelho Castro Troquez
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0001-8809-5304

Mots-clés :

Professor índio, Transformações socioculturais, Reserva indígena de Dourados

Synopsis

O livro apresenta, sob uma perspectiva multidisciplinar, a especificidade dos professores índios no cenário multiétnico da Reserva Indígena de Dourados (1960 – 2005). Com sua inserção no processo de educação escolar indígena, enquanto professores, os indígenas assumem novos papéis sociais e tornam-se, portanto, agentes de transformações socioculturais. Na Reserva Indígena de Dourados, tal processo possui uma historicidade própria e singular devido ao contexto histórico, sociocultural e étnico do qual esses professores fazem parte. Desde os seus primórdios (década de 1920), essa reserva é marcada pela complexidade das relações estabelecidas entre os seus habitantes Kaiowá, Guarani e Terena e os não-índios representantes de diversas instituições externas do entorno. Nesse contexto, os professores índios enfrentam o desafio constante de participar de um campo político intersocietário onde as perspectivas dos diferentes grupos políticos, étnicos e familiares, e das instituições do entorno se cruzam constantemente, trazendo para a escola e para esses professores desafios novos nem sempre fáceis de vivenciar. Esta obra visa mostrar que esses atores sociais têm procurado dar respostas a esses desafios e, assim, participam da construção de sua própria história e da história da comunidade indígena de Dourados.

Livro disponível apenas para download.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur-e

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2012); Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2006); Especialização em Educação: Metodologia do Ensino Superior pela UFMS (2002); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN - 1994); Graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Inglês e Literaturas pela UFMS (1991). Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas: currículo e práticas pedagógicas; educação e diversidade cultural; educação das relações étnico-raciais; educação escolar indígena.

Téléchargements

##catalog.published##

septembre 15, 2015

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-8147-102-0

Dimensions physiques

14cm##monograph.publicationFormat.productDimensionsSeparator##21cm