A polifonia do samba: Transformação da festa em canção popular (1917-1932)

Autores/as

Julieta Soares Alemão Silva
Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Samba, Canção popular, Cultura

Sinopsis

A autora traz, nesta obra, a análise das transformações verificadas no samba a partir do fenômeno de remodelação e crescimento dos espaços urbanos entre o limiar do século XX e a década de 1930, sobretudo da cidade do Rio de Janeiro. Com base na análise de canções surgidas no decorrer da década de 1920, Silva demonstra que, inicialmente compreendido sob o significado de reunião festiva e/ou dança, o samba foi se modificando concomitantemente às transformações resultantes do processo de urbanização da então capital republicana e passou a compreender os elementos estético-musicais verificados nas canções circunscritas ao final do período em questão. Na obra, são abordados alguns elementos significativos desse processo, tais como as inovações tecnológicas, a emergência de novos modos de vida, a diversificação das formas e dos espaços de entretenimento, e o surgimento da cultura de massa. Em sua reflexão, a autora busca explicitar que esses elementos reunidos contribuíram, sobremaneira, para a configuração do samba conhecida hoje no Brasil.

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Biografía del autor/a

Julieta Soares Alemão Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2008). É mestre (2011) e doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, ensino de História e canção popular.

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Publicado

abril 20, 2015

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-8147-104-4

Dimensiones físicas

14cm x 21cm