Política científica e tecnológica no Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso: (1995-1998)

Autores/as

Paulo Gomes Lima
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0001-9932-4934

Palabras clave:

Ciência e Estado – Brasil – 1995- 1998, Tecnologia e Estado – Brasil – 1995 – 1998, Políticas públicas em Ciência e Tecnologia – Brasil – 1995 – 1998

Sinopsis

Este trabalho é um convite para problematização da Política de C&T na atualidade que deve ser planejada tendo em vista a totalidade social e econômica do país, sem minorizar a sua finalidade: promover o acesso e universalização de seus benefícios a todos os cidadãos, âmbito tão defendido e tão marginalizado na sociedade brasileira. Numa tentativa de desdobrar o “novelo” que marcou as Políticas de Ciência e Tecnologia no governo FHC em sua primeira gestão, organizamos este livro em duas partes. A primeira parte percorre a trajetória explicitada do discurso de FHC sobre a C&T, planejamento e ações de PCTs afinadas com o mercado. A segunda parte corresponde a uma imersão às políticas de C&T no governo FHC, trazendo à luz o quadro de PCT pós-Itamar Franco, as políticas públicas para o setor de C&T, as fontes de financiamento e gastos para C&T na primeira gestão FHC bem como e o quadro da C&T que se projetaria na segunda gestão de seu governo.

1ª edição esgotada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

Descargas

Publicado

octubre 26, 2011

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-61228-89-7

Dimensiones físicas

14cm x 21cm