Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul

Autores

Levi Marques Pereira, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-8513-2613
Célia Foster Silvestre, Org.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
https://orcid.org/0000-0002-8247-2970
Diógenes Egídio Cariaga, Org.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
https://orcid.org/0000-0002-2703-2489

Palavras-chave:

Kaiowá e Guarani, Conhecimentos indígenas, Sociabilidades indígenas

Sinopse

Os textos reunidos nesta coletânea apresentam pesquisas realizadas por autores indígenas e não indígenas, partindo de diferentes áreas do conhecimento que têm sido debatidas e refletidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Etnologia e História Indígena, sediado na UFGD. São sínteses etnográficas, seja de reflexões acadêmicas ou de trajetórias de pesquisas, que também são interlocuções com questionamentos (nos textos colaborativos) entre os regimes de conhecimentos indígenas diante dos efeitos da escolarização e pesquisas sobre seus modos de ser, modos de conhecer e habitar no mundo. Esta obra é resultado de pesquisas etnográficas extensas que procuram promover interlocuções entre as perspectivas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul, a partir de reflexões antropológicas.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Marques Pereira, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

O autor é graduado e licenciado em Ciências Sociais pela PUCCAMP, especialista em História da América Latina (UFMS), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor associado na Universidade Federal da Grande Dourados, onde leciona na Faculdade Intercultural Indígena (Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) e participa dos programas de pós-graduação em Antropologia e História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Sul-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: parentesco e organização social, conhecimentos indígenas, antropologia da religião, infância e gênero, história indígena, terras indígenas e movimento social. Realizou perícias para a justiça (estadual e federal), trabalhos técnicos para governos, UNICEF e UNESCO e, também atuou em estudos de licenciamento ambiental.

Célia Foster Silvestre, Org., Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCL/Araraquara (1997); mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências Sociais, pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, direitos sociais, educação escolar indígena, gênero. Atuou na área de Educação Escolar Indígena junto à UFGD e SED/MS, com a formação de professores Guarani e Kaiowá, de 2006 à 2010. Integra o corpo docente da UEMS, Unidade Amambai, na categoria de professora efetiva, desde 2010. É membro dos grupos de pesquisa "Segurança urbana, juventude e prevenção de delitos" (UNESP) e "Gênero e geração em sociedades indígenas" (UFGD). Coordenou o subprojeto interdisciplinar do PIBID/UEMS/Amambai, de 2014 a 2018, atuando em duas escolas indígenas da aldeia Amambai, promovendo a formação docente de estudantes indígenas dos cursos de Ciências Sociais e História. Coordena os projetos de PIBID e Residência Pedagógica em Ciências Sociais, na Unidade de Amambai, desde agosto de 2018. É líder do grupo de pesquisa "Pensamento social e processos históricos". Integra o corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - UEMS e do Mestrado Profissional em Ensino de História.

Diógenes Egídio Cariaga, Org., Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Amambai. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em História (História Indígena) pelo PPGH/UFGD e bacharel em Ciências Sociais pela UFMS. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a ação política entre os Kaiowa no Mato Grosso do Sul. A pesquisa de doutorado teve apoio financeiro do CPNq e do INCT Brasil Plural, vinculada ao Núcleo de Estudos de Povos Indígenas (NEPI/PPGAS/UFSC) e ao grupo de pesquisa Etnologia e História Indígena (PPGAnt/UFGD). Têm experiência em Antropologia com ênfase em Etnologia Indígena, Etnologia Guarani, Antropologia da Política e Cosmopolítica. Em conjunto com as atividades acadêmicas, o autor tem realizado consultorias, assessorias, trabalhos técnicos junto à organizações governamentais e não governamentais, assim como a atuação em laudos e perícias antropológicas.

Downloads

Publicado

December 31, 2018

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-145-7

Publication date (01)

2018

Dimensões físicas

16mm x 23mm