Arqueologia pantaneira: história e historiografia (1875- 2000)

Autores

Jorge Eremites de Oliveira
Universidade Federal de Pelotas
https://orcid.org/0000-0001-9148-1054

Palavras-chave:

Índios da América do Sul, Brasil – Pantanal Matogrossense (MT e MS) – Historiografia, Pantanal Matogrossense (MT e MS) – Antiguidades

Sinopse

Estudo que aborda o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas na região do Pantanal, a maior área úmida contínua do planeta; no qual o autor analisa a produção científica dos arqueólogos dentro do contexto histórico da época em que foi produzida. Apresenta um breve e crítico histórico sobre as pesquisas arqueológicas realizadas na região e faz uma avaliação historiográfica dos estudos arqueológicos, sempre com a preocupação de tratar da relação autor-obra-meio. Trata-se, portanto, de uma obra que estimula o debate científico.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Eremites de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em História pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), mestre e doutor em História/Arqueologia pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995, 2002) e concluiu estágio de pós-doutoramento em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É docente na UFPel - Universidade Federal de Pelotas, onde atua como docente no curso de graduação em Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Na mesma Instituição, atuou de 2013 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Antropologia, articulado nos campos da Antropologia Social e Cultural e da Arqueologia. Tem experiências nos campos da Arqueologia, Antropologia Social e História, com ênfase em Etnoarqueologia, Etnologia Indígena e Etno-história, bem como na produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas. Desde os anos 1990 acumula experiências em trabalhos com comunidades indígenas, sobretudo entre os Fulni-ô do Santuário dos Pajés, Guarani (Ñandeva), Guató, Kaiowá, Nambikwara (Katitaurlu do vale do Sararé) e Terena, e com algumas comunidades quilombolas nas regiões Centro-Oeste e Sul. Atualmente realiza pesquisas junto a comunidades Guató na região do Pantanal.

Downloads

Publicado

April 5, 2008

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-09-5

Publication date (01)

2008

Dimensões físicas

14cm x 21cm