Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

Autores

Levi Marques Pereira
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-8513-2613
Lauriene Seraguza Olegário e Souza
Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0001-9825-6626

Palavras-chave:

Etnologia Guarani, Mato Grosso do Sul, Antropologia Indígena, Etnologia Ameríndia

Sinopse

Esta obra insere-se num movimento de atualização da Etnologia guarani e ameríndia, gerando um complexo campo de desafios em pesquisas colaborativas, com perspectivas muito interessantes. Composto por dezessete artigos de autores kaiowá e guarani e de renomados estudiosos da Etnologia guarani, tupi e da área que se tem denominado de Antropologia Indígena, o livro tem a intenção de alargar possibilidades, ampliar horizontes e olhares, contribuindo para a revisão de instrumentos e enfoques na produção de conhecimento. Além de textos de acadêmicos renomados, a obra apresenta escritos de conhecedores tradicionais, lideranças e pesquisadores acadêmicos indígenas, situados lado a lado e em intenso debate. Trata-se de destacada contribuição para a Etnologia, mas espera-se que gere impactos em outras áreas de estudo, estimulando transformações nos modos de abordar os conhecimentos indígenas. Dos debates, ecoa o desafio de não mais falar sobre, mas com os Guarani. Ensaia-se, assim, uma série de experimentos colaborativos que vão desde pesquisas conjuntas até textos com autoria compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Marques Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Levi Marques Pereira é antropólogo, graduado e licenciado em Ciências Sociais pela PUCCAMP, especialista em História da América Latina (UFMS), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor associado na Universidade Federal da Grande Dourados, onde leciona na Faculdade Intercultural Indígena (Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) e participa dos programas de pós-graduação em Antropologia e História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Sul-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: parentesco e organização social, conhecimentos indígenas, antropologia da religião, infância e gênero, história indígena, terras indígenas e movimento social.

Lauriene Seraguza Olegário e Souza, Universidade de São Paulo

Lauriene Seraguza Olegário e Souza é antropóloga, licenciada em Letras (2007), mestra em antropologia (2013) pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado junto as mulheres guarani em Mato Grosso do Sul, no Programa em Antropologia Social da Universidade de São Paulo/USP (2016-2020) e é bolsista FAPESP Processo n. 2017/09129-7. Tem experiência em Etnologia Indígena, com ênfase em organização social, parentesco, transformação, cosmologias ameríndias, terras indígenas e gênero entre os Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul. Possui longa trajetória de trabalho de campo junto a mulheres do povo guarani e é pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Etnologia e História Indígena (UFGD) e Centro de Estudos Ameríndios (USP).

Publicado

June 9, 2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: PDF - páginas simples

PDF - páginas simples

ISBN-13 (15)

978-85-8147-185-3