Política e gestão da Educação Básica: discussões e perspectivas acerca da alfabetização da criança

Autores

Maria Alice de Miranda Aranda, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Elisângela Alves da Silva Scaff, Org.
Universidade Federal do Paraná
Paulo Gomes Lima, Org.
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0001-9932-4934

Palavras-chave:

Política educacional, Gestão escolar, Alfabetização

Sinopse

As políticas educacionais oficiais, enquanto opção do Estado (ou melhor, dos seus governos), oportunizam escolhas que nem sempre correspondem às demandas e às necessidades das políticas educacionais cotidianas, realizadas no dia a dia da escola e construídas no fazer diuturno da vida dos professores, das comunidades, dos alunos. São elas que adulteram as políticas oficiais; são elas que, à margem da história, acabam compondo outra história da educação, a não comentada, não recomendada. É isso que contém este livro, que trata da educação básica focando a alfabetização das crianças de forma viva, em movimento, em construção. Nos últimos anos, percebe-se que o objeto central da educação pairou sobre a educação superior e, em momentos anteriores, sobre a universalização da educação básica e ainda, de forma muito remota, sobre o ensino médio e o ensino profissionalizante. 

Livro disponível somente para doação.

Confira as condições para doação em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/doacoes-livros

Os pedidos podem ser encaminhados para editora.livros@ufgd.edu.br ou entregues na sede da Editora da UFGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou Estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração educacional e formação de professores/gestores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, constituinte escolar, políticas públicas de educação, planos decenais de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, democracia, participação e cidadania.

Elisângela Alves da Silva Scaff, Org., Universidade Federal do Paraná

Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora do Doutorado Interinstitucional (DINTER UFAC/UFPR) e editora do Jornal de Políticas Educacionais (JPE), integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG e do Núcleo de Políticas Educacionais - NUPE/UFPR.

Paulo Gomes Lima, Org., Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

Downloads

Publicado

August 24, 2017

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-136-5

Dimensões físicas

14cm x 21cm