O cajado de mentor: mídia, eleições e coronelismo eletrônico no Brasil

Autores

Maria de Lourdes dos Santos
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-7105-7122
Reinaldo dos Santos
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Política, Democracia, Mídia, Eleições, Televisão

Sinopse

A obra se insere no campo de abordagens da cultura política brasileira e discute a relação entre mídia, eleições e democracia, em uma perspectiva multidisciplinar entre História, Sociologia, Política, Comunicação e Educação. A primeira parte discute as implicações de um acesso desigual aos meios de comunicação de massa para o regime democrático, analisando a relação entre o estúdio, como lugar de atuação de homens de mídia (jornalistas, locutores e/ou concessionários de emissoras de rádio e TV), e a tribuna (entendida como o ofício de parlamentares), no contexto das eleições e das políticas de concessão de emissoras, realizadas no período 1974-2004. A segunda parte reflete sobre políticas públicas de comunicação e o papel das emissoras legislativas, discutindo a possibilidade de promoção da democracia, por meio da accountability vertical, entre representantes e representados, em canais parlamentares de televisão, desde sua a criação no final dos anos 1990 até 2005. 

Preço: R$ 40,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul. Profissional com graduação em História (licenciatura e bacharelado, 1996), mestrado em História (1999) e doutorado em Sociologia (2008), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, tem experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação, História e Sociologia. Foi professora de educação básica da rede pública por 10 anos e há mais de 15 anos atua na docência no ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação, como os de pedagogia, história, letras, ciências sociais e educação física. Atualmente desenvolve pesquisas com os seguintes temas: mídia e democracia; história da educação; educação e TICs; EJA e formação de professores para a educação básica. 

Reinaldo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em História (bacharelado e licenciatura), Letras e Direito (em andamento), aperfeiçoamento em Metodologia da Pesquisa, Mestrado em História da Cultura, Doutorado em Sociologia Política e Pós-Doutorado em Educação, pela Unesp e USP. Possui experiência docente de mais de 10 anos na Educação Básica, de 20 anos no Ensino Superior e de 15 anos em gestão acadêmica, tendo atuado como conselheiro, coordenador e diretor em Universidades. Suas áreas de pesquisa são Metodologia Científica, História da Educação, Sociologia da Comunicação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Inclusão e Diversidade. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados, docente do Mestrado e Doutorado em Educação e em cursos de licenciatura e bacharelado da mesma Universidade, além de avaliador do MEC/INEP.

Downloads

Publicado

December 31, 2017

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-138-9

Date of first publication (11)

2017

Dimensões físicas

14cm x 21cm