Gêneros textuais na escola: da compreensão à produção

Autores

Adair Vieira Gonçalves
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-4998-9692

Palavras-chave:

Linguagem e línguas - Estudo e ensino, Língua portuguesa - Ensino, Linguística aplicada, Produção de textos, Elaboração de resumos e resenhas - Estudo e ensino

Sinopse

Com o foco central no ensino da escrita e da (re) escrita, o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada, trazendo reflexões que auxiliam o docente na árdua tarefa de fazer intervenções na produção escrita dos estudantes. Além da produção de sequências didáticas e da transposição didática para o Ensino Médio, o autor, baseando-se na engenharia didática do grupo genebrino, constrói ferramentas didáticas para o ensino/aprendizagem de gêneros na escola. Em síntese, verifica em que medida a reescrita interativa, por meio da lista de constatações, juntamente com as SDs, pode propiciar maior eficiência comunicativa dos estudantes. 

Preço: R$ 40,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo de Araçatuba (1990), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em letras da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Letras- Ensino de Língua e de Literatura da Universidade Federal do Tocantins- campus de Araguaína, e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e atua nos temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa , formação de professor de Língua Portuguesa na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso e na vertente do interacionismo sociodiscursivo.

Downloads

Publicado

December 31, 2011

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-76-7

Date of first publication (11)

2011

Dimensões físicas

14cm x 21cm