Dilemas e Diálogos Platinos: Fronteiras

Autores

Ângel Núñes, Org.
Universidad Buenos Aires
Maria Medianeira Padoin, Org.
Universidade Federal de Santa Maria
https://orcid.org/0000-0002-5614-9424
Tito Carlos Machado de Oliveira, Org.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
https://orcid.org/0000-0001-6047-4628

Palavras-chave:

América Latina, Bacia do Prata – Aspectos socioeconômicos, Fronteiras, Brasil – Fronteiras – Disparidades regionais, Brasil – Relações exteriores, Geopolítica – América do Sul, Bacia do Prata

Sinopse

O conceito de fronteira internacional se refere a uma área indefinida, uma zona percorrida pelo limite internacional e que se aproxima da noção geográfica de região. No entanto, na realidade o ambiente geográfico de fronteira é mais complexo do que aquele simbolizado pelo limite. Ela carrega a noção de fuga e de obstáculo, de liberdade e de impedimento, do legal e do ilícito. Assim, consiste em um espaço de contrastes e dualidade.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Medianeira Padoin, Org., Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Graduação em História e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra,Portugal e foi pesquisadora junta ao Instituto Dr. Emilio Ravignani da Universidade de Buenos Aires; foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM de 2010 à maio de 2017.Possui pesquisas e publicações nacionais e internacionais na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, trabalhando principalmente com os temas: espaço fronteiriço platino, história política e federalismo e a construção dos estados nacionais, e imigração e patrimônio, imigração européia e fronteira.Também realiza atividades na área da gestão e avaliação em educação superior. 

Tito Carlos Machado de Oliveira, Org., Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia (FUCMT - 1980) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no Mestrado Fronteiras e Dieitos Humanos (FADIR/UFGD) e no Mestrado em Geografia (CPTL/UFMS). Tem experiência na área de Economia e Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, Mato Grosso do Sul, América Platina, educação e pantanal.

Downloads

Publicado

December 31, 2010

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-70-5

Publication date (01)

2010