Educação Física Brasileira: a corporeidade em questão

Autores

Manuel Pacheco Neto
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0009-0006-0207-5403

Palavras-chave:

Educação Física; Corporeidade; Educação

Sinopse

As reflexões sobre a corporeidade e a aplicação prática delas decorrente são resultantes de um paulatino processo de amadurecimento que, de forma ininterrupta, vem caracterizando a Educação Física brasileira nas últimas décadas, com um significativo adensamento a partir do início do século XXI. Este é um fenômeno que denota um grande potencial de contribuição para que velhas práticas possam ser superadas no trabalho docente, possibilitando transformações efetivas nos processos didático-pedagógicos e, consequentemente, mudando a dinâmica das aulas, o que significa, em síntese, uma nova pedagogia para a Educação Física escolar, configurada numa nova postura atitudinal e procedimental por parte do professor, assim concebendo e concretizando um trabalho educacional que torna as quadras escolares e as salas de aula locais privilegiados que, de fato, acolhem o aluno como ser humano, refutando, por conseguinte, intervenções pseudoeducativas, que concebem estudantes como máquinas, entendendo-os estritamente em seus domínios biomecânicos. Este livro, oriundo de uma pesquisa pós-doutoral financiada pela CAPES, busca discutir essas questões.  

Preço: R$ 50,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o
e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

Nome/Razão Social:
CNPJ/CPF:
Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
Endereço completo para entrega:
Telefone:
E-mail:
Responsável pelo pedido:
Detalhamento do Pedido:

Título da obra:
Quantidade:
___________________________________________________________________

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Pacheco Neto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1989), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1997), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2007) e Pós-Doutorado em Educação (com pesquisa desenvolvida na área de Educação Física Escolar) pela UEFS/PNPD/CAPES (2016). Professor Efetivo desde 2008 (Associado II) da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, atuando nos cursos de graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação (FAED).

Downloads

Publicado

May 25, 2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-184-6