Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: A Reserva Indígena de Dourados (1960-2005)

Autores

Marta Coelho Castro Troquez
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0001-8809-5304

Palavras-chave:

Professor índio, Transformações socioculturais, Reserva indígena de Dourados

Sinopse

O livro apresenta, sob uma perspectiva multidisciplinar, a especificidade dos professores índios no cenário multiétnico da Reserva Indígena de Dourados (1960 – 2005). Com sua inserção no processo de educação escolar indígena, enquanto professores, os indígenas assumem novos papéis sociais e tornam-se, portanto, agentes de transformações socioculturais. Na Reserva Indígena de Dourados, tal processo possui uma historicidade própria e singular devido ao contexto histórico, sociocultural e étnico do qual esses professores fazem parte. Desde os seus primórdios (década de 1920), essa reserva é marcada pela complexidade das relações estabelecidas entre os seus habitantes Kaiowá, Guarani e Terena e os não-índios representantes de diversas instituições externas do entorno. Nesse contexto, os professores índios enfrentam o desafio constante de participar de um campo político intersocietário onde as perspectivas dos diferentes grupos políticos, étnicos e familiares, e das instituições do entorno se cruzam constantemente, trazendo para a escola e para esses professores desafios novos nem sempre fáceis de vivenciar. Esta obra visa mostrar que esses atores sociais têm procurado dar respostas a esses desafios e, assim, participam da construção de sua própria história e da história da comunidade indígena de Dourados.

Livro disponível apenas para download.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2012); Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2006); Especialização em Educação: Metodologia do Ensino Superior pela UFMS (2002); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN - 1994); Graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Inglês e Literaturas pela UFMS (1991). Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas: currículo e práticas pedagógicas; educação e diversidade cultural; educação das relações étnico-raciais; educação escolar indígena.

Downloads

Publicado

September 15, 2015

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-102-0

Dimensões físicas

14cm x 21cm