Transportes e formação regional: contribuições à história dos transportes no Brasil

Autores

Alcides Goularti Filho, Org.
Universidade do Extremo Sul Catarinense
https://orcid.org/0000-0002-0808-4486
Paulo Roberto Cimó Queiroz, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-0866-1239

Palavras-chave:

Transportes terrestres – Brasil, Transportes terrestres – Desenvolvimento econômico

Sinopse

A história dos transportes no Brasil é um tema relevante em termos não apenas acadêmicos como também políticos. Vivemos um momento em que se discute no Brasil a implantação ou ampliação de diversas rotas e eixos viários – caso, por exemplo, das ferrovias Transnordestina, Norte-Sul e Ferroeste, das hidrovias Tietê-Paraná e Paraná-Paraguai e outras. Os autores reunidos nesta coletânea oferecem uma contribuição à problemática da integração de mercados regionais, encarada pela óptica da História Econômica e levando em conta também, entre outros aspectos, os importantes contornos políticos das diversas experiências e tentativas de integração – contornos esses associados, por exemplo, às ideias de “ocupação” e controle dos ditos “sertões interiores” do país.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Goularti Filho, Org., Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Economia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de História Econômica. Pós-doutorado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal (2018). Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense do Curso de Economia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS).  Tem experiência na área de Economia e História, com ênfase em História Econômica, História de Empresas e História Econômica Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e planejamento, Santa Catarina, economia regional, história econômica regional, transportes, comunicações, construção naval e marinha mercante. 

Paulo Roberto Cimó Queiroz, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Graduado em História (Licenciatura Plena) pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1982), mestre em História pela Unesp/Assis (1992) e doutor em História Econômica pela USP (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, UFF (2008-2009). É Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua como Pesquisador Sênior e como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado). Além disso, coordenou durante muitos anos o Centro de Documentação Regional, laboratório pertencente à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Sua experiência situa-se especialmente em História do Brasil República e História da Região Platina, destacando-se os seguintes temas: bacia platina: relações internacionais; bacia platina: transportes; fronteiras: economia e política; erva-mate; estradas de ferro; Mato Grosso do Sul: economia; Mato Grosso do Sul: transportes.

Downloads

Publicado

December 31, 2011

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-90-3

Publication date (01)

2011

Dimensões físicas

14mm x 21mm