Formação de educadores e a construção da escola inclusiva

Autores

Morgana de Fátima Agostini Martins
Universidade Federal da Grande Dourados
Érico Francisco Vieira Ibiapina
Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-1526-2084
Relma Urel Carbone Carneiro
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Professores – Formação, Educação especial

Sinopse

Este livro aborda questões sobre como o paradigma da inclusão tem sido posto em prática no cotidiano escolar, na relação professor e aluno, e discute as mudanças substanciais que tal paradigma prevê em todos os elementos que circundam o processo de ensino e aprendizagem. A obra traz também um levantamento histórico sobre como era tratado e visto o indivíduo com necessidades especiais na sociedade e relaciona essas perspectivas históricas com as práticas excludentes que existem de forma “implícita” ou “explícita” no trabalho atual do professor.

Caderno disponível somente para doação.

Confira as condições para doação em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/doacoes-livros

Os pedidos podem ser encaminhados para editora.livros@ufgd.edu.br ou entregues na sede da Editora da UFGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana de Fátima Agostini Martins, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires (Bolsista CAPES/CAFP UBA-UFGD), mestre e doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001/ 2006), especialista em Desenvolvimento Humano e Processos de Ensino e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2001), licenciada em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2000). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Autismo, Desenvolvimento Infantil e Orientação a Famílias e Profissionais no atendimento de Crianças com Deficiências e Autismo.

Érico Francisco Vieira Ibiapina, Universidade de São Paulo

Doutorando no departamento de Política, gestão e saúde na Faculdade de Saúde Pública (USP). Mestrado em Psicologia Social e da Saúde (UCDB) e graduação em psicologia. Vem atuando na linha de pesquisa: Saúde Pública, Ciências Sociais e Sociedade Contemporânea. Atua no ensino superior como tutor do curso de graduação em pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), exercendo a função de facilitação do processo de aprendizagem em plataforma AVA e orientação de trabalhos de concusão de curso (TCC). Desenvolve pesquisa de doutorado acadêmico com ênfase em Saúde pública e ciências sociais em saúde com o objetivo de compreender dinâmicas de acesso à saúde de populações imigrantes em São Paulo. 

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Estágio nos Archives Jean Piaget - Université de Genève, UNIGE, Geneve, Suiça em 2012 e 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, inclusão escolar e formação de recursos humanos para a Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

April 10, 2013

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-069-6

Dimensões físicas

14cm x 21cm