Olhares sobre a constituição do sujeito contemporâneo: cultura e diversidade

Autores

Edgar Cézar Nolasco, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-8180-585X
Rita de Cássia Pacheco Limberti, Org.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Vânia Maria Lescano Guerra, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0001-8361-2106

Palavras-chave:

Sujeito (Filosofia), Cultura, Constituição do sujeito

Sinopse

Este livro trata basicamente de questões relacionadas ao funcionamento da linguagem e procura dar uma visão panorâmica de algumas das atuais possibilidades de estudo nas diferentes Ciências da Linguagem, bem como possíveis diálogos entre estas ciências e as demais humanidades. Os trabalhos aqui reunidos são o resultado de pesquisas realizadas no âmbito de três programas de mestrado da região centro-oeste: da Universidade Federal da Grande Dourados (Letras) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Estudos de Linguagens e Letras). Embora sob o termo genérico de “humanidade” possamos reconhecer uma série de características biológicas, funcionais, psíquicas, comuns a todos os humanos, é sempre de maneiras diferentes que essas determinações são incorporadas, (re)trabalhadas pelas diversas culturas e momentos históricos, sob a forma de costumes, de representações, de formas de encarar o mundo, de definir sua existência e, no caso que nos interessa aqui, de organizar e valorar as atividades humanas e as suas linguagens.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Cézar Nolasco, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

É Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados, Editor-Presidente dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Atualmente está desenvolvendo estágio de Pós-Doutorado no PACC na UFRJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD).

Rita de Cássia Pacheco Limberti, Org., Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras, mestrado (1998) e doutorado (2003) em Linguística - Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo - USP, orientada por José Luiz Fiorin e Diana Luz Pessoa de Barros, respectivamente. Realizou estágio de Doutorado-Sanduíche durante 18 meses, na École Normale Supérieure, em Paris, França (2000/2002), sob a supervisão de Francine Mazière. Realizou Estágio Pós-doutoral em Análise do Discurso (pós-doc) junto ao IEL - UNICAMP, (2011/2012), sob a supervisão de Eni Orlandi. Atualmente é docente do Curso de Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Unidade Universitária de Jardim. Líder do Grupo de Pesquisa NEL -"Núcleo de Estudos Linguísticos da UFGD". É pesquisadora na área de Linguística geral, com ênfase em Semiótica, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, discurso, índio, linguagem, cultura e intolerância.

Vânia Maria Lescano Guerra, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Letras, mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, LAEL, e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), câmpus de Araraquara (SP). Cursei Pós-doutorado no IEL, UNICAMP, no Programa de Linguística Aplicada sob a supervisão da Profa Dra Maria José Faria Coracini. Atualmente é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

December 31, 2013

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-064-1

Date of first publication (11)

2013

Dimensões físicas

14cm x 21cm