Fontes e métodos em história da educação

Autores

Célio Juvenal Costa, Org.
Universidade Estadual de Maringá
https://orcid.org/0000-0003-1226-7805
Joaquim José Pereira Melo, Org.
Universidade Estadual de Maringá
https://orcid.org/0000-0002-0743-8000
Luiz Hermenegildo Fabiano, Org.
Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Fontes de informações educacionais, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa da educação, Recursos bibliográficos, História da educação

Sinopse

Pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior deixam nessa coletânea contribuições imprescindíveis para pesquisas em História e historiografia da educação brasileira. O uso das fontes é tratado numa perspectiva metodológica que instiga iniciativas nessa área de conhecimento para futuras pesquisas, bem como consolida uma vertente teórica que situa o lastro histórico que permeia princípios educacionais da atualidade.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio Juvenal Costa, Org., Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Maringá, dos cursos e Pedagogia nas modalidades presencial e a distância e do mestrado e doutorado em Educação. A área de pesquisa em que atua é Educação, Cultura e História do Brasil Colonial, escrevendo artigos, apresentando trabalhos em eventos, orientando na graduação, mestrado e doutorado.

Joaquim José Pereira Melo, Org., Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1985), Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1988), Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Doutorado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Sêneca, Santo Agostinho, Cristianismo e Helenismo.

Luiz Hermenegildo Fabiano, Org., Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade do Vale do Paraíba (1973), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, indústria cultural, teoria crítica, razão instrumental e estética.

Downloads

Publicado

December 31, 2010

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-69-9

Dimensões físicas

14cm x 21cm