Etnografia e iconografia nos registros produzidos por Hércules Florence durante expedição Langsdorff na província do Mato Grosso (1826-1829)

Autores

Sonia Maria Couto Pereira
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Etnografia, Iconografia, Mato Grosso – século XIX

Sinopse

Este livro vem contribuir de forma pontual e oportuna para o diálogo interdisciplinar entre História e Antropologia a partir da temática da imagem. Os desenhos produzidos pelo pintor-viajante Hércules Florence durante a Expedição Langsdorff (1826-1829) são registros etnográficos e iconográficos de uma viagem cercada de encontros e desencontros. Na passagem pela região pantaneira e Bacia do Alto Paraguai, o pintor-viajante teve contato com três grupos étnicos Guaná, Guató e Bororo. A retratação desses grupos seguiu a lógica de um desenhista obcecado pela fixação da imagem e pela curiosidade científica. Identifica-se uma escala de valor entre civilização e barbárie, em torno da qual giram as descrições de práticas culturais, organização social, cultura material e relações interétnicas.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Couto Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD (2008). Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999) tem experiência na área de criação e produção editorial, com ênfase em Desenvolvimento de Projetos de Design Gráfico e Design Social. Realizou pesquisas no campo da iconografia indígena, antropologia visual e fontes históricas imagéticas. Trabalhou na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul como Técnica em Assuntos de Comunicação Social na Assessoria de Comunicação Social/UEMS. Tem experiência no ensino de criação e linguagem visual em cursos de Publicidade e Propaganda.

Downloads

Publicado

December 31, 2016

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-099-3

Date of first publication (11)

2016

Dimensões físicas

14cm x 21cm