Saberes em construção: experiências coletivas de sem terra e a Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

Alzira Salete Menegat, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Marisa de Fátima Lomba Farias, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-3846-5140
Walter Roberto Marschner, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Ensino superior - Ciências Sociais, Universidade Federal da Grande Dourados, Ensino superior para Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Inclusão em educação

Sinopse

Este trabalho foi idealizado para trazer reflexões acerca do curso de Licenciatura em Ciências Sociais/ PRONERA – o primeiro do Brasil – criado em 2008 por meio de parcerias com movimentos sociais e direcionado aos/às moradores/as de assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul. A obra também registra a conquista da educação do campo como um “direito concreto e histórico”, resultado de processos de reivindicação nascidos das experiências e percalços vividos por pessoas em acampamentos, em busca de um lugar melhor para viver.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Salete Menegat, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professora associada II, Universidade Federal da Grande Dourados, integrando o corpo docente da Faculdade de Ciências Humanas, no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, na linha Cidadania, Diversidade e Movimentos Sociais. Desenvolveu coordenação compartilhada de 2008 a 2012, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA, organizado sob a Metodologia da Alternância, no curso de Especialização Estudos de Gênero e Intercultuiralidade/PRONERA (2011-2013) e no curso de Pós-graduação (nível de especialização) Residência Agrária/PRONERA (2012-2015). Coordenadora de Extensão (setembro de 2011 a maio de 2015), na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFGD. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Assentamentos Rurais, atuando nos seguintes temas: movimentos sociais, conflitos agrários, relações de gênero, educação do campo. Coordena o grupo de Pesquisa Sociedades e culturas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul. Foi bolsista CNPq-EXP 2 no período de dezembro de 2009 a outubro 2012.

Marisa de Fátima Lomba Farias, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara. Pós-doutorado Interdisciplinar na UFSC. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos níveis de graduação e de pós-graduação. Desenvolve pesquisas em assentamentos de reforma agrária, com ênfase nas reflexões que envolvem relações de gênero, identidade, memória e movimentos sociais. Atualmente é professora de Sociologia na Faculdade de Ciências Humanas/Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Walter Roberto Marschner, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1991), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1998) e doutorado em Sociologia -pela Universitat Hamburg - Alemanha (2005). É Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD no curso Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND. Professor do Programa de Mestrado em Sociologia da UFGD. Pesquisador da FUNDECT - Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do MS junto a assentamentos e comunidades rurais do MS. Atuou também como cooperador de desenvolvimento do Serviço de Desenvolvimento das Igrejas Protestantes da Alemanha (EED - Evangelisch Entwicklungsdienst) - em projetos de desenvolvimento sustentável de territorios rurais. Áreas de pesquisa: educação do campo, desenvolvimento territorial, movimentos sociais e agricultura familiar.

Downloads

Publicado

December 31, 2009

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-56-9

Publication date (01)

2009

Dimensões físicas

14mm x 21mm