Sobre processos civilizadores: diálogos com Norbert Elias

Autores

Magda Sarat, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-9388-0902
Reinaldo dos Santos, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Civilização – Aspectos educacionais, Processos civilizadores, Educação, Elias, Norbert

Sinopse

A coletânea é resultado de um conjunto orquestrado de textos que vêm sendo discutidos à luz das teorias dos processos civilizadores. As abordagens de cada “nota” ou “pedra” – seguindo a metáfora de Norbert Elias – constitui-se com referenciais aportados nos diferentes campos científicos: diálogos fundados na Sociologia, na História, na Pedagogia, na Educação Física, na Economia, na Literatura, na Psicologia, na Geografia e na Educação em diferentes níveis. Todas estas “notas” ou “pedras”, procurando diálogos com Elias, pretendem compreender a sociedade de indivíduos, à qual todos pertencemos, e responder às investigações em diferentes configurações.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Sarat, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999-2004 respectivamente). Pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires/UBA (2014). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT no Programa PNPD-CAPES. Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Docência na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Processo Civilizador" do diretório do CNPq (website do grupo: http://ufgdgrupoeducacaoeprocessocivilizador.com). Orienta Mestrado e Doutorado em Educação. Até o momento tem 15 dissertações de mestrado concluídas, 04 teses de doutorado, 01 supervisão de Pós-doutorado pelo Programa PNPD/CAPES e 01 supervisão de Bolsa Pesquisador Sênior DCR/FUNDECT/CNPq. Em andamento está a orientação de 04 teses de Doutorado em Educação e 03 Dissertações de Mestrado. 

Reinaldo dos Santos, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura), Letras e Direito (em andamento), aperfeiçoamento em Metodologia da Pesquisa, Mestrado em História da Cultura, Doutorado em Sociologia Política e Pós-Doutorado em Educação, pela Unesp e USP. Possui experiência docente de mais de 10 anos na Educação Básica, de 20 anos no Ensino Superior e de 15 anos em gestão acadêmica, tendo atuado como conselheiro, coordenador e diretor em Universidades. Suas áreas de pesquisa são Metodologia Científica, História da Educação, Sociologia da Comunicação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Inclusão e Diversidade. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados, docente do Mestrado e Doutorado em Educação e em cursos de licenciatura e bacharelado da mesma Universidade, além de avaliador do MEC/INEP.

Downloads

Publicado

December 31, 2012

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-025-2

Publication date (01)

2012

Dimensões físicas

14mm x 21mm