Temas emergentes da educação matemática brasileira

Autores

Aldrin Cleyde da Cunha, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-0665-6436
Edvonete Souza de Alencar, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-5813-8702

Palavras-chave:

Matemática – Estudo e ensino, Professores de matemática - Formação

Sinopse

Esta obra reúne investigações que trazem como propostas reflexões sobre os temas emergentes da Educação Matemática brasileira. Os artigos foram organizados em quatro grandes temas de discussões: 1) Aspectos sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, 2) Formação de professores para o ensino de Matemática; 3) Aspectos sobre a Etnomatemática e sua inclusão e 4) Aspectos históricos relevantes sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. Identificamos que o principal foco das investigações foi permitir a reflexão sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos na Educação Básica. Houve também uma abordagem sobre a diversidade de atividades e a Etnomatemática. Notou-se ainda a evidência de vestígios históricos de pesquisas realizadas na região. Assim, consideramos que esta obra pode colaborar com outras pesquisas da área de Educação Matemática.

Livro disponível apenas para download.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldrin Cleyde da Cunha, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), Mestre em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Prática Docente para o Ensino Superior e o Uso das Novas Tecnologias e Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Programa de Pos-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade, Membro dos grupos de pesquisa: Educação em Fronteiras - EmF e Teia de pesquisa em Educação Matemática ? TeiaMat. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, Formação de Professores e Representação Sociais.

Edvonete Souza de Alencar, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - no departamento de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática. Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pos graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior.Líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores , modelagem matemática e educação.

Downloads

Publicado

December 31, 2018

Categorias

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-152-5

Publication date (01)

2018

Dimensões físicas

14mm x 21mm