Trânsitos da voz: estudos de oralidade e literatura

Autores

Eudes Fernando Leite, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Frederico Fernandes, Org.
Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Análise do discurso narrativo, Comunicação oral, Narrativa oral, Tradição oral, Linguagem e cultura, Poesia oral, Literatura –História e crítica, Religião na literatura

Sinopse

Que coisa é a voz? Esta é a pergunta que se faz, e assim a faz o medievalista Paul Zumthor, em sua incursão no mundo da vocalidade e da oralidade. Ainda na década de 1980, ele nos legitimou. Agora, muitos pesquisadores vêm se debruçando sobre o alcance e condições da voz em transmissão, e este livro compõe parte importante de um trabalho contínuo sobre as poéticas da voz, incluindo ideias de um mapeamento cultural. O trânsito, por sua vez, evoca processo e movimento e abre um leque de diversos pesquisadores que se ocupam de geografias presentes ou distantes, e de modos diversos de enfrentar o desafio proposto pelo tema.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudes Fernando Leite, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor-titular na Universidade Federal da Grande Dourados, instituição em que atua na graduação e na pós-graduação em História. Realizou Estágio de pós-doutorado na UFRJ (2010). Fez parte da Diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH- Brasil), no biênio 2010-2012.  Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, pantanal, fronteiras, história oral, memória, história cultural, história e literatura.

Frederico Fernandes, Org., Universidade Estadual de Londrina

Tradutor, ensaísta e professor Associado junto ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Publicou mais de 15 livros sobre o tema voz, poesia e performance. É curador do Londrix, Festival Literário de Londrina, coordena o Portal de Poéticas Orais e foi um dos criadores da Boitatá - Revista do GT de Literatura Oral e Popular da Anpoll. Bolsista produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

December 31, 2012

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-022-1

Publication date (01)

2012

Dimensões físicas

16mm x 23mm