Uma poética do deslimite: poema e imagem na obra de Manoel de Barros

Autores

Renato Suttana
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-2947-3533

Palavras-chave:

Poesia brasileira, Manoel de Barros, Crítica e interpretação, Imagem poética

Sinopse

O presente ensaio se constitui numa leitura da poesia de Manoel de Barros, tomando como ponto de partida a noção de imagem poética. A perspectiva central é de que a imagem, situando a questão da linguagem no poema, remete a uma interrogação sobre as relações entre palavras e coisas, em uma semântica que se torna peculiar a toda a poesia do autor. Ao assumir o poema como objeto de uma prática onde se interroga o universo da linguagem, busca-se sobretudo perceber, na prática em questão, aqueles pontos onde seja possível – ultrapassando os limites de uma palavra acabada e fossilizada em suas possibilidades de nomear a experiência – pensar também as formas de uma superação.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Suttana, Universidade Federal da Grande Dourados

Renato Suttana (1966) é professor universitário, escritor e tradutor. Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (1989), é também mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e pós-doutor em Literatura pela Universidad de Buenos Aires (2014). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação, Letras e Artes da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e na pós-graduação. Foi professor do Departamento de Letras da UNICENTRO (Guarapuava) e do Mestrado em Educação da UFGD. Realiza pesquisas em poesia e ficção brasileiras e teoria literária, com ênfase na poesia e na prosa moderna e contemporânea, na teoria da leitura e da interpretação e no ensino da literatura. Traduziu autores de língua inglesa e espanhola, e tem livros de poesia e ensaios publicados.

Downloads

Publicado

December 31, 2009

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-44-6

Publication date (01)

2009

Dimensões físicas

16mm x 23mm