Literatura e estudos culturais: ensaios

Autores

Alexandra Santos Pinheiro, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-4119-4740
Zélia Nolasco dos Santos Freire, Org.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Literatura, Crítica literária

Sinopse

A proposta contempla pesquisas que refletem sobre a narrativa memorialística (literária e histórica), com o conceito de representação e com a construção da identidade de gênero, étnica e nacional, em seus diversos pontos de vista. Trata-se de um debate interdisciplinar que, ao abrigar diferentes áreas do saber, também comunga das diferentes abordagens de temáticas caras: a identidade, a memória, o discurso literário, o discurso histórico e a apreensão de práticas culturais. Pesquisadores da França e de diferentes regiões brasileiras: Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul partilham de um interesse comum – pensar acerca das práticas culturais e dos conceitos de identidade e memória. 

Preço: R$ 40,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Já realizou estágio de pós doutoramento pela Univerisdad de Jaén (2012-2013) e pela Universidad de Salamanca (2018-2019). É professora associada da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Letras e integra a "A Cátedra ?Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras?. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Membro do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS - Da UFGD, e do grupo POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA- UNIOESTE. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário.

Zélia Nolasco dos Santos Freire, Org., Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui mestrado em Letras (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional, ProfLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura brasileira, estudos literários, literatura e leitura.

Downloads

Publicado

December 31, 2013

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-062-7

Date of first publication (11)

2013

Dimensões físicas

14cm x 21cm