Leitura e escrita na América Latina: teoria e prática de letramento (s)

Autores

Adair Vieira Gonçalves, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-4998-9692
Alexandra Santos Pinheiro, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0002-4119-4740
Rosa Myriam Avellaneda Leal, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-2906-9792

Palavras-chave:

Leitura – Estudo e ensino, Escrita, Letramento, Formação de professores

Sinopse

O livro é resultado de discussões realizadas durante o “Quinto Congreso Internacional de la Cátedra Unesco para el Mejoramiento de la Calidad y Equidad de la Educación en América Latina, con base en la Lectura y la Escritura”, ocorrido em junho de 2009, em Caracas-Venezuela. O diálogo com professores universitários da Colômbia, Venezuela, México, Uruguai, Chile, Espanha e Brasil motivou, devido à aproximação dos temas abordados, a organização da presente coletânea. São pesquisas que demonstram uma sintonia entre professores (as) pesquisadores(as) latino- americanos (e do pesquisador espanhol) diante dos questionamentos sobre a urgência de pensarmos formas de suprir as deficiências de crianças e jovens diante da leitura e da escrita.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo de Araçatuba (1990), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em letras da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Letras- Ensino de Língua e de Literatura da Universidade Federal do Tocantins- campus de Araguaína, e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e atua nos temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa , formação de professor de Língua Portuguesa na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso e na vertente do interacionismo sociodiscursivo.

Alexandra Santos Pinheiro, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Alexandra Santos Pinheiro, licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Já realizou estágio de pós doutoramento pela Univerisdad de Jaén (2012-2013) e pela Universidad de Salamanca (2018-2019). É professora associada da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Letras e integra a "A Cátedra ?Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras?. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Membro do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS - Da UFGD, e do grupo POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA- UNIOESTE. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário.

Rosa Myriam Avellaneda Leal, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Linguística e Literatura pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (1994) e mestrado em Linguística espanhola pelo Instituto Caro y Cuervo - Seminario Andrés Bello. (2007) . Tem experiência na área de Lingüística.

Downloads

Publicado

December 31, 2011

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-98-9

Date of first publication (11)

2011

Dimensões físicas

14cm x 21cm