Imprensa e Ensino: catálogo de fontes para o estudo da história da educação mato-grossense

Autores

Adriana Aparecida Pinto
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Instituições escolares, História da educação em Mato Grosso do Sul, Imprensa e impressos de natureza educativa

Sinopse

Na região Centro-Oeste do país e, especialmente, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os pesquisadores que trabalham com a História da Educação têm muito o que festejar com a publicação de deste Catálogo de Fontes Documentais, cujo objetivo é mapear, catalogar e inventariar as fontes de pesquisa nesta área. A autora procurou evidenciar as possibilidades de estudo para a história da educação mato-grossense, tendo a imprensa periódica de circulação geral como fonte principal. Desse modo, buscou compreender a configuração da instrução/educação, com vistas ao ideário de desenvolvimento e progresso, alicerçado no discurso de Modernidade que permeou grande parte dos discursos de transição do regime imperial para o Republicano no Brasil.

Livro disponível somente para doação.

Confira as condições para doação em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/doacoes-livros

Os pedidos podem ser encaminhados para editora.livros@ufgd.edu.br ou entregues na sede da Editora da UFGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Pinto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Pós Graduação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) Realizou estagio de Pós-Doutorado pela Universidade Julio de Mesquita Filho (2018) sob a supervisão da Prof. Dra. Tânia Regina de Luca . Atuou na Coordenação Pedagógica em Instituições de ensino na Educação Básica, no Paraná. Atuou por 8 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Coxim, nas disciplinas de Estágio supervisionado e prática de ensino. Atualmente é docente do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Programa de Pós Graduação em História da mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, na orientação e supervisão de estágios voltados à formação dos professores de licenciatura, e no campo da pesquisa desenvolve estudos também em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história da educação e imprensa periódica de circulação geral e educacional.

Downloads

Publicado

December 31, 2017

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-133-4

Date of first publication (11)

2017

Dimensões físicas

14cm x 21cm