Educação, diversidade e fronteiras da in/exclusão

Autores

Marilda Moraes Garcia Bruno, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Renato Suttana, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Interculturalidade, Educação especial indígena, Políticas públicas, Inclusão escolar

Sinopse

Este livro reúne artigos de pesquisadores (dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) que examinam, na perspectiva dos estudos culturais, o fenômeno da interculturalidade na questão das fronteiras culturais, das políticas linguísticas e da formação e educação de povos indígenas. A obra aborda estudos produzidos no âmbito do projeto de pesquisa “Mapeamento de deficiências na população indígena da região da Grande Dourados: um estudo sobre os impactos e as possíveis implicações para a inclusão educacional”, desenvolvido com o apoio do PROESP/CAPES, sob a coordenação da profa. Marilda Moraes Garcia Bruno, da UFGD, além de contar com a colaboração de pesquisadores convidados.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Moraes Garcia Bruno, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Atualmente é professora Associada, aposentada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de inclusão, políticas de educação especial, políticas e práticas de formação de professores, avaliação das necessidades específicas, necessidades educacionais especiais, educação precoce, inclusão na educação básica e ensino superior, interface educação especial e educação do campo e escolar indígena, práticas de inclusão escolar. Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial (Ensino do deficiente Visual) pela Universidade de São Paulo USP (1986), Graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (1975), Especialização em Intervenção Precoce na Fundação Oftalmológica de Bueno Aires (Argentina), Mestrado no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (1999) e Doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005).

Renato Suttana, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

É professor universitário, escritor e tradutor. Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (1989), é também mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e pós-doutor em Literatura pela Universidad de Buenos Aires (2014). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação, Letras e Artes da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e na pós-graduação.

Downloads

Publicado

December 31, 2012

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-023-8

Date of first publication (11)

2012