Educação brasileira: interfaces e solicitações recorrentes

Autores

Paulo Gomes Lima, Org.
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0001-9932-4934
Alessandra Cristina Furtado, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação – Brasil, Política educacional, Formação de professores

Sinopse

Este livro é um convite à problematização da educação no Brasil a partir de significativos olhares de conceituados pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em linhas gerais pontua as relações entre políticas públicas para a educação, a construção histórica da escola e seus desafios e a necessidade da evocação de posicionamentos democráticos em seu sentido mais estrito e que possibilitarão outras reflexões sobre o estado da educação brasileira e seus condicionantes. Evidencia-se uma urgência histórica do não esgotamento dialogal sobre esta temática, uma vez que o âmbito ideológico, em sentido restrito, marca o tempo e os movimentos dos arranjos sociais como ―âmbito natural do que denomina processo democrático.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Org., Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

Alessandra Cristina Furtado, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Possui experiência docente de 17 anos no ensino superior, atuando principalmente nas disciplinas de Metodologias da Pesquisa, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Fundamentos de Didática, Fundamentos e Métodos do Ensino de História e Geografia, História da Educação, entre outras. 

Downloads

Publicado

December 31, 2011

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-82-8

Date of first publication (11)

2011