Discursos sobre a demarcação de terras indígenas... ou de como a raposa encontrou a Serra do Sol

Autores

Marcos Lúcio de Sousa Góis
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-0328-1509

Palavras-chave:

Índios – Trato, Índios – Brasil, Terras indígenas, Demarcação de terras – Análise do Discurso

Sinopse

Esta obra é a materialização não só de uma pesquisa científica, mas de encontros e desencontros com as questões indígenas, e da batalha contra o império das palavras e dos discursos tentando compreender seus sentidos. A partir da análise discursiva do Relatório de Lindberg Farias sobre a demarcação da Área Indígena Raposa/Serra do Sol, localizada no Estado de Roraima, o autor mostra que as lutas dos movimentos indígenas não têm, em geral, se limitado a combater o atual discurso colonizador do “homem branco”, elas procuram propor outra forma de sociedade por meio de uma nova forma de racionalidade, que parece ser, atualmente, uma de suas razões de ser. Numa mescla de análise do corpus e da teoria, busca-se compreender o que está envolvido em tal acontecimento discursivo, considerando que "o novo não está no que é dito mas no acontecimento de sua volta".

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Lúcio de Sousa Góis, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa também pela Unesp (2007), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra - Portugal (2006), sob orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. É ex-professor educador no Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, nas disciplinas voltadas para a Leitura e Produção de Textos em curso de graduação. Foi Coordenador Pedagógico do Centro de Seleção (2008-2010), Coordenador Geral do Centro de Seleção da UFGD (2011 a 2013) e Coordenador do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Letras (2015-2017). Realizou pós-doutoramento no LAEL/PUC-SP (2014-2015), sendo supervisionado pela Profa. Dra. Beth Brait. Atualmente é professor associado na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Análise do Discurso, principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso e Estudos Pós-coloniais; Análise do Discurso e Estudos (Inter)culturais; Análise do discurso e ensino de língua.

Downloads

Publicado

December 31, 2013

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-005-4

Date of first publication (11)

2013