Alusão e intertexto: a dinâmica da apropriação em "Morte e Vida Severina"

Autores

Braz Pinto Junior
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Intertextualidade poética, Drama poético, Tradição literária, João Cabral de Melo Neto

Sinopse

Entendendo o conceito de texto como produto de um processo no qual não apenas entram em jogo a inspiração ou a originalidade do autor e do enredo, mas também a atualização ou tradução de outros textos (ou contextos) torna-se necessária, o autor sugere nesse livro um exercício de leitura do clássico cabralino em que o diálogo, a alusão e a apropriação são elementos-chave. A reflexão proposta pelo autor aproxima Morte e vida Severina de outros clássicos da tradição ocidental, principalmente de autores anglófonos, entre eles Shakespeare e T. S. Eliot. O alcance desse trabalho contribui para desenvolvermos um certo olhar crítico sobre a poesia, sua função e seus processos de criação, sem nos prendermos a preconceitos como o da originalidade, além de exercitarmos nosso papel como leitores contemporâneos de obras do passado.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braz Pinto Junior, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Núcleo de Estudos da Cena Contemporânea (NUENCENA) e membro do grupo de Estudos em Arte e Literatura Contemporâneas, grupos de pesquisa certificados no CNPQ. Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional em Artes Cênicas (UFGD-UFBA). Possui Pesquisas nas seguintes áreas: Estudos da Tradução, Teoria Literária, Dramaturgia e Encenação, Interartes.

Downloads

Publicado

August 31, 2014

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-073-3

Publication date (01)

2014

Dimensões físicas

20cm x 20cm