Mundo em transição: novos vértices de poder, instituições e cooperação

Autores

Karina L. P. Mariano, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Roberto Goulart Menezes, Org.
Universidade de Brasília
https://orcid.org/0000-0002-3220-7765
Hermes Moreira Júnior, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Política externa, Integração regional, Cooperação internacional

Sinopse

Além de referir o entendimento político regional, o ganho mais precioso do processo de integração, a obra coletiva avalia a experiência da integração com o fim de expor outras conquistas, ainda a meio caminho, é bem verdade: a integração da infraestrutura regional, a integração das economias e das empresas regionais, o fortalecimento das relações regionais com o Sul global e com organizações internacionais globais ou regionais. Ademais, é mérito da obra descrever experiências pontuais entre países da região, como também aprofundar suas relações com novos parceiros de fora, além dos parceiros históricos, Estados Unidos, Europa e Japão. Em suma, o leitor tem diante de si a oportunidade de agregar conhecimento novo e consistente sobre a inserção internacional dos países da América do Sul, em âmbito regional e global.

Livro disponível somente para doação.

Confira as condições para doação em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/doacoes-livros

Os pedidos podem ser encaminhados para editora.livros@ufgd.edu.br ou entregues na sede da Editora da UFGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina L. P. Mariano, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qual participa do Laboratório de Política e Governo e coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Integra o Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE). É bolsista Produtividade do CNPq e desde 1992 é pesquisadora da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), a qual coordena desde 2016. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, teorias de integração, União Europeia, relações internacionais, sindicatos, parlamentos regionais e democracia.

Roberto Goulart Menezes, Org., Universidade de Brasília

É Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Doutor em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Professor visitante no Centro Giovanni Arrighi de Estudos Globais da Johns Hopkins University (2018-2019). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI/UnB) e no de Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPG/ECsA/UnB). É pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU/CNPq/FAPESP), coordena o Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL/IREL/UnB) e é coordenador adjunto do Eixo Razão de Ser da Integração e Conceituação de um Novo Marco Teórico da Integração da América Latina e Europa do Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE/Colômbia). É secretário-executivo da regional Centro-Norte da Associação Brasileira de Ciência Política (2019-2021) e Coordenador da Área Temática de Economia Política Internacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2019-2021). Coordenou o Curso de Graduação em Relações Internacionais IREL/UnB (2016-2018) e o Núcleo de Estudos do Mercosul do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEM/CEAM/UnB - 2013-2015). É membro da Coordenação da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (Unesp). Líder do Grupo de Pesquisa NEL/IREL no CNPq e vice-líder do Grupo de Relações Internacionais do CEDEC/CNPq. É associado da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais) e da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política).

Hermes Moreira Júnior, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas - UNESP/UNICAMP/PUC-SP. Realiza estudos nas áreas de Economia Política Internacional, Desenvolvimento Econômico e Política Externa. É Professor Adjunto II da Universidade Federal da Grande Dourados, onde exerce a função de Diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (2019-2023). Atua também no curso de Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB/EAD/UFGD). Ocupou os cargos de Coordenador do curso de Graduação em Relações Internacionais, Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, de Coordenador da Comissão Própria de Autoavaliação Institucional e foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFGD na gestão 2011-2015. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre Inovação Tecnológica e estratégias de inserção internacional junto ao Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

December 31, 2017

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-149-5

Date of first publication (11)

2017

Dimensões físicas

14cm x 21cm