Mercosul e globalização: dinâmicas e desafios da integração regional

Autores

Marcos Antonio da Silva, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-1196-2814
Guillermo Alfredo Johnson, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Mercosul, Globalização, Integração regional

Sinopse

Em 2011, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) completou duas décadas de existência. Este período pode ser observado pelos avanços obtidos pelo processo de integração regional e pelos limites e os desafios que dificultam sua consolidação e aprofundamento. Este livro realiza um balanço (ainda que parcial) destas duas décadas de existência do Mercosul, procurando entrelaçar duas dimensões. A primeira, estrutural, apresenta uma análise crítica sobre o contexto internacional acima mencionado e retoma elementos do pensamento crítico para refletir sobre os desafios da integração sob o impacto da globalização e seus efeitos. A segunda dimensão, temática e conjuntural, desenvolvida nos três últimos artigos que compõem este texto, refere-se à análise de alguns temas fundamentais da agenda do Mercosul.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1997), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2002), Doutorado em estudos sobre Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2017). É professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), além de ter chefiado o Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI). Tem experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais atuando sobre os seguintes temas: Partidos Políticos, Eleições, Reforma e Conjuntura Política, Migrações Internacionais e América Latina (Revolução Cubana e MERCOSUL).

Guillermo Alfredo Johnson, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), é Mestre (1999) e Doutor (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Maranhão. Realizou Pós-doutorado em Ciências Sociais na UNESP/Marília (2016) e foi Professor Visitante na Universidade Autônoma de México (2016). Tem lecionado e pesquisado principalmente nos seguintes temas: Estado, políticas públicas e política latino-americana. Suas últimas produções focalizam discussões em torno do Estado e das Políticas Públicas, a questão democrática e os movimentos sociais, sempre considerando aspectos da Política Internacional, particularmente relacionada com a inserção da América Latina no cenário internacional.

Downloads

Publicado

December 31, 2014

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-078-8

Date of first publication (11)

2014

Dimensões físicas

14cm x 21cm