A história da educação em Mato Grosso do Sul: temas e abordagens

Autores

Adriana Aparecida Pinto, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Alessandra Cristina Furtado, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Instituições escolares, Imprensa e impressos de natureza educativa, História da educação de Mato Grosso do Sul

Sinopse

A presente obra constitui-se de textos que refletem os resultados de pesquisas no campo da Educação e da História, realizadas em programas de pós-graduação e projetos de pesquisas institucionais. Está organizada em três eixos temáticos: “Instituições escolares e acervos”; “Imprensa e impressos” e “Aspectos históricos da profissão docente” — indicando trabalhos de pesquisadores regionais, ao lado do diálogo com fontes relacionadas à documentação pertinente aos arquivos escolares, à imprensa periódica especializada e de circulação geral, às trajetórias de vida de professores e à organização da categoria docente em torno de suas reivindicações por condições de trabalho. O livro reflete, ainda, o esforço de articulação das organizadoras em dar visibilidade às pesquisas recentes que auxiliam a desvelar aspectos da história do estado, fomentando interesses de pesquisas futuras.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Pinto, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Realizou estagio de Pós-Doutorado pela Universidade Julio de Mesquita Filho (2018) sob a supervisão da Prof. Dra. Tânia Regina de Luca . Atuou na Coordenação Pedagógica em Instituições de ensino na Educação Básica, no Paraná. Atuou por 8 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Coxim, nas disciplinas de Estágio supervisionado e prática de ensino. Atualmente é docente do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Programa de Pós Graduação em História da mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, na orientação e supervisão de estágios voltados à formação dos professores de licenciatura, e no campo da pesquisa desenvolve estudos também em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história da educação e imprensa periódica de circulação geral e educacional.

Alessandra Cristina Furtado, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Possui experiência docente de 17 anos no ensino superior, atuando principalmente nas disciplinas de Metodologias da Pesquisa, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Fundamentos de Didática, Fundamentos e Métodos do Ensino de História e Geografia, História da Educação, entre outras. Atua como editora da Revista Educação e Fronteiras (UFGD) desde março de 2012. É membro do Conselho Editorial da Revista Nuances: estudos sobre Educação (UNESP- Presidente Prudente). É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Desenvolve pesquisa junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES), onde é líder desde 2010. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da formação e da profissão docente, história das instituições escolares, história comparada da educação, história do ensino rural. Coordena o LADHEME (Laboratório de Documentação, História e Memória da Educação), desde 2009.

Downloads

Publicado

October 20, 2017

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-147-1

Dimensões físicas

14mm x 21mm