Estudos culturais e contemporaneidade: literatura, história e memória

Autores

Alexandra Santos Pinheiro, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Paulo Bungart Neto, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Literatura comparada, Literatura brasileira, Literatura – História e crítica

Sinopse

Esta coletânea se configura como um painel bastante peculiar da literatura comparada e dos estudos culturais, tais como estão sendo propostos nesta primeira década do século XXI e por um grupo de pesquisadores que já, desde há algum tempo, vem produzindo reflexões consideráveis no que diz respeito à cultura brasileira em geral. Adotar este ponto de vista permite pensar o volume que temos às mãos como aquele que, através de ensaios de diferentes vertentes da literatura, memória e história, é capaz de atuar sobre as também diferentes maneiras de compreendê-las na contemporaneidade. Por fim, os trabalhos contemplados no livro dialogam pelo interesse em compreender as práticas culturais que marcaram (e ainda marcam) a identidade brasileira a partir da análise literária, social e histórica.

1ª edição esgotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Alexandra Santos Pinheiro, licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Já realizou estágio de pós doutoramento pela Univerisdad de Jaén (2012-2013) e pela Universidad de Salamanca (2018-2019). É professora associada da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Letras. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Líder do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS - Da UFGD, e participada do grupo POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA- UNIOESTE. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário.

Paulo Bungart Neto, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Letras (Bacharelado - Português) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1996), Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis (UNESP, 2002), Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2007), e Pós-Doutorado em Estudos Literários (com ênfase nas memórias da literatura brasileira contemporânea) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013-2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Crítica Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária, Literatura Comparada, memorialística modernista e contemporânea brasileira, literatura brasileira contemporânea, autoficção brasileira, obras sobre a ditadura militar no Brasil e na América Latina, obras de: Augusto Meyer, Machado de Assis e Marcel Proust.

Downloads

Publicado

December 31, 2012

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-61228-99-6

Date of first publication (11)

2012

Dimensões físicas

14cm x 21cm