Geografia e saúde: conceitos, teorias e metodologias

Autores

Cláudia Marques Roma, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
Alexandre Bergamin Vieira, Org.
Universidade Federal da Grande Dourados
https://orcid.org/0000-0003-3055-3143
Adeir Archanjo da Mota, Org.
https://orcid.org/0000-0002-8511-1572
Raul Borges Guimarães, Org.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
https://orcid.org/0000-0002-9925-5374

Palavras-chave:

Geografia da Saúde, Fronteiras, Políticas públicas, Saúde

Sinopse

As crises nos fazem estremecer, consequentemente, reaprendemos a congregar esforços, resistir e persistir. Um dos compromissos primordiais da Geografia da Saúde no Brasil é contribuir para a consolidação do SUS, que se desdobram na diminuição das iniquidades em saúde, na redução das desigualdades sociais, na promoção da vida. Que estas leituras propiciem o explorar de novas fronteiras da práxis entre a Ciência Geográfica e as Ciências da Saúde na construção dias melhores. Nesse sentido o livro um desta coletânea, intitulado, apresenta a multidisciplinariedade atual presente nos debates que perpassam Geografia e Saúde. Expressa a incorporação de conceitos, teorias e metodologias que avançam nas análises espaciais das situações de saúde e na promoção de políticas públicas em “Geografia e Saúde: conceitos, teorias e metodologias” saúde no Brasil e América Latina, explorando novas fronteiras de pesquisa entre Geografia e Saúde.

 

Preço: R$ 40,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o
e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Marques Roma, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Geografia (licenciatura - 2004 e bacharelado - 2005) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Presidente Prudente, mestrado (2008) e doutorado em Geografia (2012) na mesma instituição, debatendo os seguintes temas: cidades pequenas, inter-relação rural-urbano, saúde e fronteira(s). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Alexandre Bergamin Vieira, Org., Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciado (2001) e Bacharel (2002) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente. Mestre e Doutor pela mesma instituição (2005 e 2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: segregação socioespacial, exclusão social, cidades médias, São José do Rio Preto, indicadores sociais e mercado imobiliário. Vem debatendo temas de Geografia da Saúde - acesso aos serviços de saúde e saúde indígena.

Adeir Archanjo da Mota, Org.

Licenciado em Geografia (Universidade Estadual de Maringá/2005), Mestre em Geografia (PGE - UEM/2007) e Doutor em Geografia (PPGG - UNESP - Presidente Prudente/2014). Atualmente, Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (2015 - atual), credenciado ao Programa de Pós-graduação em Geografia. Líder e Pesquisador no GESF - Grupo de Pesquisa Saúde, Espaço e Fronteira(s). Experiências relacionadas à Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, Cartografia, Geografia Urbano-Regional e Análise Socioambiental, principalmente, nos seguintes temas: acessibilidades e regionalização dos serviços de saúde, atenção primária e rede de atenção psicossocial, suicídio, saúde mental e meio ambiente, inteligência geográfica, geotecnologias aplicadas à saúde e prevenção de suicídio.

Raul Borges Guimarães, Org., Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1994), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela mesma faculdade em 2000 e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2008. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, atuando também nos seguintes temas: geografia regional e urbana, política pública e cartografia temática. É bolsista produtividade do CNPQ, nível 1D e editor adjunto da Revista Saúde e Sociedade.

Downloads

Publicado

July 31, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-169-3

Dimensões físicas

14cm x 21cm