A Reserva Indígena Kadiwéu (1899-1984): memória, identidade e história

Autores

Giovani José da Silva
Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Índios Kadiwéu – História, Mato Grosso do Sul – Ocupação, Memória

Sinopse

A obra tem por tema central a construção física, social e simbólica da Reserva Indígena Kadiwéu, localizada ao norte do município sul-mato-grossense de Porto Murtinho. Inicia-se por desvelar a história dos ancestrais dos Kadiwéu, os Mbayá-Guaikuru, nos séculos XVI, XVII e XVIII e parte do século XIX. O objetivo passa a ser a percepção e o entendimento de como os Kadiwéu, ao longo do século XX, elaboraram internamente a delimitação de um espaço físico para viverem e quais estratégias foram adotadas pelo grupo que lhes garantiram a sobrevivência física e cultural até os dias atuais. Nesta elaboração estão presentes importantes elementos na construção do território para os indígenas, tais como a memória social e a identidade étnica, analisadas pelo autor em perspectiva histórica.

Preço: R$ 30,00

___________________________________________________________________

Como comprar?

Para adquirir o livro impresso, envie para o                                                             e-mail editora.livros@ufgd.edu.br as seguintes informações:

Dados do Comprador:

  • Nome/Razão Social:
  • CNPJ/CPF:
  • Inscrição Estadual (se Pessoa Jurídica):
  • Endereço completo para entrega:
  • Telefone:
  • E-mail:
  • Responsável pelo pedido:

Detalhamento do Pedido:

  • Título da obra:
  • Quantidade:

___________________________________________________________________

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani José da Silva, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação (licenciatura) e mestrado em História pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1995; 2004), especialização em Antropologia: Teorias e Métodos pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso, 2001), doutorado em História pela UFG (Universidade Federal de Goiás, 2009). Foi professor adjunto da UFMS (2009-2013) e atualmente, desde 2013, é professor adjunto da Unifap (Universidade Federal do Amapá), atuando nos Cursos de História, Direito, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia e no ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). Na Unifap é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro, desde 2018. Foi pesquisador colaborador pleno do DAN (Departamento de Antropologia) e docente colaborador do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Terras e Povos Indígenas, da UnB (Universidade de Brasília), onde realizou estágio pós-doutoral em Antropologia (2012-2013), supervisionado pelo Prof. Dr. Stephen Grant Baines. Realizou, entre 2016 e 2017, segundo pós-doutorado (em História) na UFF (Universidade Federal Fluminense), sob a supervisão da Prof. Dra. Maria Regina Celestino de Almeida. É conselheiro e consultor da ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil, desde a 4.ª edição - 2012. Principais linhas de atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino de História; História dos Indígenas no Brasil e nas Américas; Antropologia.

Downloads

Publicado

April 2, 2014

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-8147-081-8

Publication date (01)

2014

Dimensões físicas

20cm x 20cm