Portal de Livros Abertos EDUFGD - uma forma incrível de divulgar a produção acadêmica universitária

O Portal de Livros Abertos da Editora UFGD tem como objetivo divulgar os livros acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto. Todas as publicações estão disponíveis em PDF/A para download gratuito. Alguns títulos também podem ser adquiridos em sua versão impressa.

A coleção conta com mais de 200 títulos e é composta por publicações de autoria de docentes, discentes de programas de pós-graduação e técnico-administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados, bem como de pesquisadores externos à instituição.

O Portal de Livros Abertos é configurado em Open Monograph Press, plataforma de software de código aberto, desenvolvido pelo PKP - Public Knowledge Project. O PKP é uma iniciativa de várias universidades que desenvolve software de código aberto (gratuito) e realiza pesquisas para melhorar a qualidade e o alcance das publicações acadêmicas.

A Editora da UFGD deverá futuramente utilizar a plataforma para gerenciar seu fluxo de trabalho editorial, por meio de revisão interna e externa, editoração e produção de suas publicações.